blogspot.com.br/

Uma Tarde com Luiz Gonzaga

Biografia

Luiz Gonzaga do Nascimento era filho de Januário José Santos, lavrador e sanfoneiro, e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Nasceu na cidade de Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Desde criança se interessou pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas religiosas, feiras e forrós.
Saiu de casa em 1930 para servir o exército como voluntário, mas já era conhecido como sanfoneiro. Viajou pelo Brasil como corneteiro e, de vez em quando se apresentava em festas, tocando sanfona. Deu baixa em 1939 e foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona nova.
Passou a tocar nos mangues, no cais, em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro. Começou a participar de programas de calouros, inicialmente sem êxitos, até que, no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, solou uma música sua, "Vira e mexe", e ficou em primeiro lugar. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como sanfoneiro, para outros artistas, até ser convidado para gravar como solista, em 1941. Prosseguiu fazendo programas de rádios, que estavam no auge e tinham artistas contratados. Trabalhou na Rádio Clube do Brasil e na Rádio Tamoio, e prosseguia gravando seus mais de 50 solos de sanfona. Em 1943, já na Rádio Nacional, passou a se vestir como vaqueiro nordestino e começou a parceria com Miguel Lima, que colocou letra em "Vira e mexe", transformando-a em "Chamego", com bastante sucesso. Nessa época, recebeu de Paulo Gracindo o apelido de Lua.
Este ano comemora-se o centenário de nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina. Luiz Gonzaga do Nascimento foi pioneiro ao propagar as raízes do sertão por todo o país.
A Vida de Luiz Gonzaga foi mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, bem como as crenças, os valores e, de forma mais ampla, o modo de viver do povo Nordestino. Por isso queremos que nossos alunos tomem conhecimento da importância da obra do MESTRE LUA, e lança a proposta de valorizar esse que foi um dos ícones da cultura popular Brasileira.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização de mais um maravilhoso projeto de sucesso. Parabéns a todos nós.

Laboratório de Informática Educativa

A Árvore de Valores

Esta obra representa em sua essência o envolvimento de todos os alunos da E. E. M. Fazenda Santa Cândida no ano de 2012 diante do tema valores humanos. O processo de construção desses valores é contínuo e eis aqui exposto todo o simbolismo desses estudos e reflexões.
Árvore remete a planta, raízes, folhas, flores, frutos, nascimento e crescimento. Assim, representamos nessa instalação os valores essenciais da humanidade, e que venham fortes, de raízes seguras, que cresçam e multipliquem seus conceitos e exemplos, espalhem suas mensagens feito flores em outras mentes-jardim “reflorestando” esse mundo tão carente de ética e moral.
A turma 501 (5° ano) sob orientação e supervisão das professoras Adriana e Lúcia confeccionou a Árvore do que representa as regras de convivência que leva à construção social e da liberdade que permeiam a escola.

Inscrições abertas para o ensino médio

Inscrições abertas para ingresso na rede estadual de ensino


É fácil se inscrever para o ingresso na rede estadual de ensino. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática para que o aluno que deseja ingressar na 1ª série do Ensino Médio ou no 6° ano do Ensino Fundamental possa se inscrever para uma das vagas ofertadas na rede estadual de ensino.
O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:
- 1ª série do ensino médio regular,
- 1ª série do ensino médio inovador,
- 1ª série do ensino médio normal (formação de professores),
- módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos,
- Projeto Autonomia – ensino médio,
- Ensino médio integrado nas seguintes escolas: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto; Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I; Colégio Estadual Dom Pedro II; Colégio Estadual Infante Dom Henrique.
- 6° ano do ensino fundamental regular,
- fase VI do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos
- Projeto Autonomia – ensino fundamental,


COMO SE INSCREVER:

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, entre os dias 15/10 e 30/11. No site haverá mais informações sobre escolas, datas, idades para se inscrever em cada série ofertada, como se inscrever, como e quando confirmar sua matrícula na escola, enfim, todas as informações necessárias para o candidato se inscrever em uma das escolas da rede estadual de ensino.
Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (para ingresso no Ensino Médio) e 15 anos (para o Ensino Fundamental). Para o ensino médio regular, o candidato deve ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deve ter entre 17 e 20 anos - Ensino Médio; e entre 13 e 17 anos - Projeto Autonomia ensino fundamental anos finais.


DIVULGAÇÃO:

No dia 20/12/2012, o candidato terá o resultado da inscrição, que será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. A Seeduc também enviará e-mail e SMS válidos para os candidatos que se cadastrarem corretamente. É importante que o candidato confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado, no período de 02/01/2013 a 09/01/2013. Para tanto, deverá levar a seguinte documentação:
DOCUMENTAÇÃO:
I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V – Comprovante de residência;
VI – Atestado de saúde.