Com a edição do Decreto nº 7243, de 26 de julho de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamentou o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe).
O Prouca é um programa pelo qual estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir computadores portáteis novos para uso das suas redes públicas de educação básica. A empresa habilitada para esta venda foi selecionada por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O laptop possui configuração exclusiva e requisitos funcionais únicos, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 kg. É equipado para rede sem fio e conexão de Internet.
O Programa está beneficiando todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e professores.
A nova escola pública municipal do futuro também irá oferecer aos seus alunos aulas interativas, com a instalação de lousas eletrônicas, o que irá dinamizar e tornar as aulas cada vez mais atrativas. O mundo está se modernizando e a aula à base do giz e apagador não atrai a atenção das crianças. Por isso se faz necessário utilizar a tecnologia em prol da educação, da melhoria da qualidade de ensino.
BLOG SANTA CÂNDIDA, BLOG, BLOGGER, SANTA, CANDIDA, SANTA CANDIDA, ITAGUAI, SMEC, ITAGUAI, PORTO, EXPO, EXPO ITAGUAI, ESCOLA, ESCOLAS, ESCOLA EM ITAGUAI, ELEIÇÃO ITAGUAI,
Utilização dos Netbooks
Programa + Educação
O Programa Mais Educação, conhecido como “escola em tempo integral”, criado em 2008, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas.
É por meio dessa ação que o governo federal leva o ideal de educação integral para as escolas públicas do País.
Entre as alternativas de atividades complementares estão ações ligadas ao acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outros.
A Prefeitura Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), implantou em escolas da Rede Municipal de Ensino,o programa Mais Educação. Uma parceria institucional entre o município e o Governo Federal.
O Mais Educação agrega mais valores, aulas de reforço, oficinas ambientais, judô, karatê, tênis de mesa, xadrez, futsal, vôlei, recreação e diversos jogos esportivos e pedagógicos.
É mais um elemento na contribuição de uma educação de qualidade, além de elevar o tempo de permanência alunos nas escolas municipais, com o objetivo de diminuir o tempo de exposição ociosa , outras ações previstas pelo programa são, ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos com diferentes atividades educativas, oferecer acesso às novas tecnologias para estimular a pesquisa e buscar a participação da comunidade na escola, na execução e elaboração de oficinas. Este é mais um avanço da educação municipal, contribuindo na melhoria dos índices de aprendizado e possibilitando às crianças e adolescentes práticas pedagógicas saudáveis.
Entrega dos calçados
No dia 20 de agosto de 2012 a E.E.M. Fazenda Santa Cândida, entregou a todos os alunos o segundo par de tênis deste ano. Isso foi possível graças a um projeto criado pela Secretaria de Educação e Cultura que beneficia todos os alunos, em cada iní¬cio de ano letivo, com um kit escolar contendo uniforme completo, material completo, pasta e um par de tênis.
Os tênis foram produzidos com um excelente padrão de qualidade, acompanhando as cores azul e Laranja dos uniformes, já disponibilizados. Além da merenda de qualidade, da distribuição dos uniformes e do material escolar, foi resgatado mais um compromisso com a entrega dos tênis, para que os alunos tenham todas as condições de irem à escola.