blogspot.com.br/

Visita dos Facilitadores a Casa França Brasil e Planetário

Casa França-Brasil

A Casa França-Brasil é um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais.

Chance, de Christian Boltanski

A Casa França-Brasil recebe pela primeira vez no país uma exposição do importante artista francês Christian Boltanski. A mostra intitulada Chance ocupa o prédio histórico da Casa com quatro obras — três delas expostas pela primeira vez no pavilhão oficial da França na 54ª Bienal de Veneza, em 2011 — em montagem coordenada pelo próprio artista. No salão principal a obra A roda da sorte é formada por imagens de recém-nascidos deslizando rapidamente por roldanas que correm sobre a cabeça dos visitantes, enquanto nas salas laterais grandes painéis digitais contabilizam o saldo de nascimentos e mortes do dia, compondo as Últimas notícias dos humanos. Duas projeções igualmente intrigantes, sendo uma delas interativa, completam ainda a mostra: Ser de novo e Entre Tempo, trazida especialmente para a montagem brasileira. Estas obras são altamente significativas da obra de Boltanski, que convida o espectador à profunda reflexão acerca de diferentes aspectos da existência humana, como a identidade, a ausência, a perda e a morte. Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro Inaugurado em 12 de outubro de 1989, transformou-se em polo multimídia e fórum de debates. Com 17 mil metros quadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz.

Fundação Planetário

As sessões de cúpula são realizadas em duas cúpulas equipadas com modernos projetores. O visitante, acomodado em confortáveis poltronas reclinadas, assiste a estas projeções nas Cúpulas Galileu Galilei e Carl Sagan, onde experimenta a sensação de estar imerso no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário