blogspot.com.br/

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
O Que É e O Que Muda


Neste começo de ano um assunto vem sendo muito comentado em meios de comunicação como: televisão, jornal, revistas, rádio, a própria internet e também entre pessoas, enfim, num todo em geral. Mas o que é este assunto tão comentado? É a reforma ortográfica!



O Que é a Reforma Ortográfica?

Bom, a Reforma Ortográfica é um acordo internacional feito pelos países que falam a língua portuguesa para unificar a forma da escrita nestes países. São estes os países: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.



O Que Muda com a Reforma Ortográfica?

O que irá mudar com a Reforma Ortográfica seram algumas regras aplicadas a escrita, apenas a escrita terá mudança e nada [lógico] na forma de falar. Então para ficar mais fácil o entendimento para você, fiz uma pequena lista com as principais mudanças, confira: - As letras k, w, y entram de vez no alfabeto, este que passa agora a ter 26 letras.- O trema desaparece nas palavras em português, mas palavras estrangeiras sua utilização continua, por exemplo: Müller, Hübner.- O acento agudo some de ditongos abertos "ei" e "oi", como: idéia, heróico. Agora é ideia, heroico!- O acento circunflexo também desaparece nos casos de palavras com o duplo "o" e duplo "e", como em vôo que se torna voo e crêem que se torna creem.- O hífen terá sua regra de uso bastante modificada também, ela deixará de ser aplicadas em algumas palavras como anti-religioso, que passa a ser antirreligoso dobrando a letra "r" e algumas outras mudanças em outras palavras.E uma grande referência neste assunto que é o Professor Pasquale Cipro Neto deu uma rápida entrevista ao programa Jornal Hoje explicando um pouco desta Reforma Ortográfica.Assista logo abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário